quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

OS CÓDIGOS DA VIDA



Aparentemente a vida é simples e alguns dizem que a complexidade é fruto da ignorância dos homens.
De fato, não há como negar que algumas pessoas complicam situações simples, aquelas do tipo " tempestade em copo d"água",
Entretanto também não há como negar que o pano de fundo de muitas de nossas vivências não é exatamente " água com açucar".
Desconfio que há muitos códigos escondidos, complexidades que requerem de nós um pensamento rigoroso, baseado em ciência , matemática e lógica.
É claro que a maioria de nós não quer pensar muito. Aliás lembro-me de um amigo que estudava comigo que tinha uma frase engraçada " pensar dói".
Pensar de fato dá trabalho, as vezes é maçante e demora  tempo, o que nos estimula muitas vezes a procurar um atalho.
A vida é simples e ao mesmo tempo complexa. Simples na maneira de ser conduzida, de ser experimentada , mas complexa em sua essência , em suas nuances.
códigos por todo lado. Um simples passeio pela cozinha nos revela um mundo de reações e fórmulas químicas complexas em eventos simples como a fervura da água, o milho de pipoca estourando na panela, a massa de pão que cresce depois que recebe o fermento.
Em nosso corpo um código aparentemente  simples, o DNA  se combina de milhares de formas até criar toda a estrutura de nosso organismo.
Na Internet também não é diferente.
Ao acessarmos o Google obtemos milhares de respostas as nossas pesquisas. Uma folha online se abre após um clique, algo simples, um texto com algumas palavras. Mas por trás desse simples texto há um código complexo chamado HTML. Nós enxergamos as letras, mas a máquina enxerga o código.
E assim poderíamos citar outra dezena de exemplos, mas o que nos importa no momento é realmente constatar que  vivemos um mundo de aparências e nem chegamos a tocar a essência das coisas. Para isso é necessário humildade, paciência, compreensão e o desejo de ir além.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...