terça-feira, 1 de julho de 2014

A ARTE DE SER SUTIL!!!


Fico impressionado com o número de pessoas que se acham sinceros. E de fato, aparentemente a intenção deles é muito positiva, pois querem ser verdadeiros, honestos consigo mesmos e com os outros e afinal , preferível uma pessoa verdadeira a seu lado do que alguém falso.
Os "sinceros" definem aqueles que não o são, como falsos, porque esses ao invês de falar a verdade, ficam "floreando", usando de muitas palavras, tentando "esconder o sol com a peneira".
Vamos tentar entender melhor a questão.
Penso que sinceridade é fundamental para a boa comunicação entre todos, mas ressalto que essa posição deve ser exercida com sabedoria. Muitos são sinceros a custa do sofrimento dos outros, porque ao sermos verdadeiros de maneira crua, em alguns casos podemos ofender, ferir, machucar. E acredito, essa não é a proposta 
Ao mesmo tempo ser falso , em minha percepção é agir de maneira intencional, no sentido de enganar alguém em relação a si e aos outros. Ser falso é mascarar a verdade, é pintar um quadro sobre a realidade que, aos olhos do mais ingênuo é inverossímel.
Mas sob outra óptica, usar palavras brandas, de apaziguamento, buscando a melhor maneira de enfocar um assunto, ser sutil no uso das palavras, não é ser falso, antes exercer a sabedoria.
Deixo uma história, que ilustra um pouco o que quero dizer!
" Um rei, muito vaidoso, fez um concurso para saber como seus súditos o viam. Solicitou aos pintores do reino um quadro retratando de forma fiel a sua imagem. Todos sabiam da vaidade real e que este tinha um pequeno defeito, que não gostava que fosse notado: um nariz muito grande. Assim, TRÊS pintores se inscreveram pára o concurso e foram então designados para a tarefa. O primeiro retratou o rei em trajes majestosos, figura altiva como cabe a realeza, cavalcando pelos campos. No entanto, para ser fiel as regras do concurso retratou o rei com suas qualidades, mas também com seu grande nariz. Terminada a pintura o artista a levou para a apreciação do monarca.  Este, ao perceber seu enorme nariz na tela, mandou imediatamente executar o pintor. O outro também fez o rei em trajes bélissimos em uma caçada pelos campos. Mas TEMEROSO DO MESMO DESTINO DO PRIMEIRO, COLOCOU UM LINDO NARIZ  na tela. O monarca que era vaidoso mas não bobo, não se reconheceu naquele nariz e este pintor também foi morto. Por fim o terceiro retratou da mesma forma o rei em uma caçada, mas sutilmente o colocou de perfil de maneira que ao levantar o rifle para acertar uma ave, a arma lhe tampava o narigão que tanto o imcomodava"  Ao ver sua imagem tão belamente retratata o soberano ficou muito feliz e o artista foi recompensado generosamente 
Notem que o primeiro pintor foi sincero, foi fiel a realidade, mas não sábio e acabou sacrificado. O segundo, querendo ser esperto, usou de falsidade e hipocrisia para agradar o rei e se safar. Talvez em nossa sociedade muitos deles tenham sucesso, porque algumas autoridades e celebridades tem uma vaidade além dos limites, mas suas raízes não são profundas e acabarão sucumbindo diante de atitudes verdadeiras.
Por fim o terceiro pintor representa pessoas que investem na verdade construtiva, onde se busca focar as qualidades, minimizando os defeitos, não os encobrindo! 
Assim, é importante ser sincero e verdadeiro, mas ao mesmo tempo também seria interessante que soubéssemos exercer com misericórdia e sabedoria tão nobre qualidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...